27 de set. de 2012

Heróis da Ciência: Marie Curie


Olá, senhores.

      Iniciarei agora uma série de homenagens às pessoas que mais contribuíram para o avanço da ciência e da tecnologia; os nossos verdadeiros heróis. E a escolhida de hoje é ninguém menos que Maria Sklodowska, mais conhecida como Marie Curie. Então vamos lá!


Vida e formação acadêmica: 


      Marie Curie nasceu no dia 07 de novembro de 1867, em Varsóvia, capital da Polônia. Iniciou seus estudos com o pai, professor de matemática e física. Já demonstrando ser uma filha prodigiosa e inteligente, terminou o secundário no Liceu Russo e viu seu pai perder muito dinheiro com investimentos falidos. Assim, para levantar dinheiro, viu-se forçada a lecionar na universidade pública e se empregar como governanta para financiar a educação da irmã e seus próprios estudos em Paris. 

Marie Curie: "a Mãe da Química"

      A princípio, licenciou-se em Ciências Matemáticas e Física em Sorbonne, onde conheceu o professor de Física, Pierre Curie, com quem se casou em 1895. Trabalhando em equipe, no laboratório dos notáveis cientistas Paul Appel e Gabriel Lippmann, Marie e Pierre descobriram o polônio e, em 1898, o rádio. Eles foram os primeiros a trabalhar com o termo "radioatividade" e pioneiros em seu estudo, demonstrando o processo pelo qual o núcleo atômico de um átomo instável perde energia emitindo partículas ionizadas.

Pierre Curie (1859-1906)

      Pierre Curie, acompanhado de um estudante, foi um dos primeiros a descobrir a energia nuclear, ao identificar a produção contínua de calor das partículas do rádio. Ele também investigou as emissões de radiação das substâncias e conseguiu demonstrar, através de campos magnéticos, que as emissões apresentavam carga positiva, negativa ou que eram neutras, correspondendo assim às partículas alfa, beta e radiações gama, conforme conhecemos hoje. 

Processo conhecido como Radioatividade.


Reconhecimento e morte:


      Em 1903, doutorou-se em Ciência e, junto a seu marido e Becquerel, recebeu o prêmio Nobel da Física devido aos seus extraordinários serviços obtidos por investigações conjuntas sobre os fenômenos radioativos. Com isso, Marie Curie foi a primeira mulher a receber tal prêmio, fato que aumentou sua fama e poder de influência no meio científico.  

      Após a morte de Pierre, ocorrida em 1906, Marie assumiu o posto de professora de Física Geral na Faculdade de Ciências de Sorbonne, tornando-se a primeira mulher a ocupar tal cargo. Em 1910, publicou um tratado fundamental sobre radioatividade e, no ano seguinte, ganhou o segundo prêmio nobel, agora em Química, em reconhecimento de seus serviços ao avanço da química pela descoberta dos elementos rádio e polônio, pelo isolamento do rádio e o estudo da natureza e dos compostos deste notável elemento. 

      Seu trabalho chamou bastante atenção no meio científico global, o que proporcionou à Marie duas turnês mundiais com suas filhas Irène e Eve Curie, ambas cientistas, para angariar fundos para seu trabalho. Também deu diversas palestras durante as viagens, ensinando inclusive no Brasil, e desenvolveu a Fundação Curie, em Paris. Infelizmente, por trabalhar durante toda sua vida com substâncias radioativas, cujos perigos letais ainda não eram conhecidos, foi vítima de leucemia e morreu aos 66 anos, em 1934, em Passy, na França.


Legados, Curiosidades e Considerações Finais:


      Apesar de ter sido a única pessoa a receber dois prêmios Nobel na área científica, Marie Curie teve sua entrada na Academia Francesa de Ciências recusada. Por causa do machismo na instituição, a entrada de um membro feminino só foi permitida em 1962, com Marguerite Perey. Porém, nem por isso deixou de ser reconhecida pelo seu trabalho. 

      Em 1995, tornou-se a primeira mulher sepultada no Panteão de Paris - prédio que serve como um memorial aos grandes homens lá enterrados, como Voltaire, Victor Hugo e René Descartes -  apenas por méritos próprios. 

Panteão em Paris: memorial aos heróis da história francesa.

      Em 2009,  foi eleita a mulher mais inspiradora da ciência numa pesquisa da revista New Scientist e três minerais radioativos foram nomeados em sua homenagem: curita, sklodowskita e cuprosklodowskita. Marie Curie foi, sem dúvidas, um nome que revolucionou a história humana e está na lista dos "Heróis da Ciência", merecendo esta minha humilde homenagem.
   



Rafael Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!