27 de set. de 2012

Futebol Americano: regras e apresentação

Olá, senhores.

      Como fã de Futebol Americano e telespectador ativo dos canais ESPN e Esporte Interativo, que transmitem a NFL (National Footbal League / Liga Nacional de Futebol Americano), sinto o desejo - e o dever - de apresentar a vocês um pouco sobre este esporte fantástico e emocionante. Selecionei fontes de manuais da Federação Brasileira de Football e tutoriais da própria NFL, a fim de simplificar as regras e lhes mostrar a beleza do Futebol Americano. Apertem os cintos!   


Pontuação, campo e tempo de jogo:


      Cada equipe é composta por 11 jogadores, totalizando 22 jogadores em campo. Basicamente, cada um quer ganhar terreno suficiente para marcar um "touchdown" (lance de 6 pontos em que a bola é conduzida até o solo atrás da linha do gol do adversário) ou um "field goal" (lance de três pontos no qual a bola passa sobre a barra horizontal e entre os postes da trave). O objetivo da partida é claro: fazer o máximo de pontos e conquistar a vitória.
  
       O campo de football é retangular, feito de grama, com 120 jardas (aproximadamente 110 m) de comprimento por 53 ⅓ jardas (aproximadamente 49 m) de largura. Em cada extremo há uma linha final e paralela denominada linha de gol, com 10 jardas, determinando a chamada endzone.  Assim, sendo 2 linhas de gol, o campo fica separado por 10 faixas de 10 jardas cada, totalizando as 100 jardas de distância. No centro de cada linha de gol há um conjunto de traves em forma de Y, que serve como forma de pontuação especial: o field goal.


      A duração de uma partida de football é de 60 min, dividida em dois tempos separados por um intervalo. Cada tempo tem 15 min e ocorre a mudança de lado por parte das equipes no fim do primeiro e terceiro quartos. Porém, geralmente o jogo dura entre 3 e 4 horas devido a algumas paralisações e advertências.

Arbitragem e a bola:

   
      Cada time tem oportunidades de avançar a bola para cruzar a linha de gol adversária correndo, lançando ou chutando a bola. A partida ocorre sob a supervisão de quatro, cinco, seis ou sete árbitros: um referee, um umpire, um linesman, um line judge, um back judge, um field judge e um side judge. O uso do back judge, field judge e side judge é opcional.

      Semelhante à bola de futebol, o principal equipamento de um jogo de Futebol Americano é a bola oval. A bola oficial da NFL (National Football League) é feita à mão pela Wilson e é uma esfera alongada de 27,9 a 29,2 cm de comprimento. Ela tem uma circunferência de 72,4 cm de comprimento e outra de 54,6 cm de largura no meio da bola. Seu peso varia entre 397 a 425 gramas.

Como sou torcedor do Green Bay Packers, aqui vai a minha homenagem :)

Os jogadores:

      
      Para entender a escalação de um time é preciso analisar três equipes dentro de uma: o ataque, a defesa e os times especiais. 

Posicionamento tático no Football


      O ataque deve seguir em direção à endzone do campo adversário, passando a bola à frente. Para isso, o atacante pode lançar a bola para outro ou segurá-la e correr para frente. O lançador de um time é o Quarterback (QB), que passa a bola para os Receivers (WR/LTE/RTE) ou para o Running Back (RB). Além disso, a linha de ataque é composta por Center, Guards e Tackles.

      Já a defesa é organizada pela parte do time que tenta bloquear o QB adversário antes que ele lance ou passe a bola. Do mesmo modo, eles também tentam impedir a passagem dos RB. Assim, a linha de defesa é composta por Ends, Tackle , Linebackers, Cornerbacks e Safeties. 

      A equipe especial é acionada caso precise chutar a bola, formando uma unidade do time. Essa unidade é composta por chutadores, a linha de ataque e aqueles que correm pelo campo para bloquear um returner (Placekicker, Punter e Returner). 

UFC at the Texas goal line.

Considerações finais:

      

      O jogo é muito tático e as estratégias de jogada são variadas e complexas. Tentar explicá-las aqui seria perda de tempo, já que eu precisaria estudar mais a fundo as regras e os infinitos manuais referentes ao Football.

      Repleto de emoção e um show de imagens e jogadas, o Futebol Americano é um esporte que cresce cada vez mais no Brasil e já tem até torneios estaduais e nacionais. Aconselho aos amigos que se interessaram pela beleza do esporte a pesquisarem o site da federação brasileira e aprenderem mais sobre este esporte maravilhoso. Além disso, vocês podem acompanhar a transmissão dos jogos todas as segundas, quintas e domingos, na ESPN ou no Esporte Interativo. Portanto, aproveitem!      

      E é claro, eu não poderia deixar de dizer: GO PACKERS !!!

Links interessantes:
Associação de Futebol Americano do Brasil: AFAB
Liga Brasileira de Futebol Americano: LFBA
National Football League: NFL
Cobertura da NFL pela ESPN: ESPN Brasil e ESPN +
Cobertura da NFL pelo Esporte Interativo: EI
Manual de Regras do Futebol Americano para o Brasil: pdf.





Rafael Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!